Para a economia em geral, 2015 foi de retração, juros altos e desconfiança do consumidor, mas para o segmento de consórcios foi um ano para se consolidar como uma modalidade de crédito segura e em sintonia com o mercado que, cada vez mais, exige planejamento e educação financeira.
As unidades da Racon Consórcios na capital de São Paulo são um exemplo desse cenário, registrando crescimento de 15% em volume de negócios em comparação a 2014, com maior concentração de vendas no consórcio imobiliário. Em créditos comercializados, o total chega a R$ 37 milhões.
“Os números de 2015 confirmam as projeções de que o brasileiro está, cada vez mais, assumindo compromissos financeiros de acordo com o seu orçamento e, nesse cenário, o consórcio tem vantagens em comparação a outras formas de financiamento”, avalia Vinicius Borja, consultor de negócios para a Racon em São Paulo.
A projeção para as unidades da marca na capital paulistana é crescer em torno de 35% em 2016. “Levando em conta que teremos mais um ano de incertezas na economia, o consórcio deve superar o ritmo de crescimento do último ano. Nosso crescimento está fundamentado em fortes estratégias comerciais e na ampliação dos nossos pontos de vendas”, afirma Borja e destaca com otimismo: “consórcio não é dívida, é planejamento para formar ou ampliar patrimônio sem se descapitalizar”.
Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), de janeiro a dezembro do ano passado, o acumulado dos negócios com o mecanismo atingiu R$ 89,61 bilhões contra R$ 78,68 bilhões de um ano antes, 13,9% maior, em razão da comercialização de 2,40 milhões de novas cotas. A diferença positiva de 2,1% sobre as 2,35 milhões adesões alcançadas no mesmo período de 2014 confirmou o consórcio como uma das melhores opções para manutenção da qualidade de vida, face as suas características e diferenciais, também em época de turbulências econômicas.
Fonte: www.racon.com.br